Maison

POR QUE O ESTILO RETRÔ É FASCINANTE?

POR QUE O ESTILO RETRÔ É FASCINANTE?

Termo usado desde a década de 60 para descrever elementos específicos do passado, assim como estilos, técnicas e materiais. Com o propósito de trazer inovações mas com características antigas, esse estilo agrega produtos vindos da moda e da arte produzida desde a Revolução Industrial. A palavra inglesa vem do prefixo latino retrô, significando para trás ou épocas passadas. Já na França a palavra é uma abreviatura de rétrospectif e começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial.

Diferente do vintage que realmente traz peças fabricadas em suas respectivas décadas, o retrô traz uma ressignificação do antigo trazendo o novo em diferentes versões e inspirações. Além do design ser um grande motivador, a cor também age de maneira assertiva nesse estilo, podendo oscilar de tons pastéis até cores mais vibrantes.

Como características essenciais deste estilo podem ser destacados objetos como móveis, acessórios ou eletrodomésticos datados por movimentos específicos, como o utilizado na década de 50 ou 60, ou papéis de parede brincando com texturas bem vibrantes como os utilizados na década de 70 por exemplo.

O retrô sugere a implementação de elementos antigos, trazendo uma mistura fluida que retoma o passado e soma com presente fazendo uso de artigos de segunda mão ou peças com usabilidade atual mas com roupagem antiga como as vitrolas bluetooth por exemplo. O retrô provoca o desejo de resgatar o antigo e evocar a nostalgia, devido a insatisfação com o presente.

E aí, concorda? Deixe nos comentários o que você acha sobre esse estilo que nunca deixa de ser moda.

Fonte: blog HiSoUR