Maison

Guia de organização completa da sua cozinha!

Guia de organização completa da sua cozinha!

Um dos ambientes mais utilizados da casa, a cozinha exige atenção ao acúmulo de itens e sujeiras escondidas. Portanto trouxemos um guia de organização e limpeza para deixar sua cozinha brilhando!
Para desapegar de itens é simples, basta separa-los e dividi-los em: conserto e peças que você realmente usa no dia a dia. Dessa forma você identificará o que deve ser doado ou descartado.
1) Escolha um espaço de armazenamento deste ambiente e retire tudo de dentro. Por exemplo, as gavetas dos armários.
2) Faça a triagem destes itens separando em conserto, peças que você realmente usa no dia a dia, doações e descarte.
3) As peças que você manterá devem ser categorizadas. Por exemplo: louças do café da manhã, louças para refeições, louças de fondue, potes herméticos, recipientes de vidro…
4) Neste momento também é importante entender quais itens estão na cozinha, mas deveriam ser armazenados em outro cômodo. Lembre-se: uma peça deve ficar onde é mais utilizada para facilitar o seu dia a dia.
5) Não esqueça de anotar tudo o que irá precisar repor. Reserve um bloco de notas para esta tarefa, pois ela será importante na última etapa de organização da casa.
Após o descarte de itens, é hora de faxinar e reorganizar a cozinha

Limpeza da cozinha
Para iniciar a faxina da cozinha siga esse passo a passo:

  1. Retire cadeiras e passadeiras
  2. Inicie pelas janelas
  3. Limpe os armários por dentro e por fora
  4. Limpe as bocas e grelhas do fogão e do forno. No caso de cooktop, siga as recomendações do fabricante.
  5. Caso tenha espelhos na cozinha limpe-os com limpa vidros
  6. Móveis como cadeiras e mesas, lembrando sempre dos pés
  7. Eletrodomésticos e utensílios
  8. Finalize pelo piso

Higienização da cozinha
Para limpar piso, metais e armários na cozinha o indicado é utilizar a receita caseira que combina 1 litro de água com 10 gotas de detergente neutro e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. No caso do chão, passe o pano embebido na solução, em seguida enxágue ele em água limpa, e repita o processo até completar a limpeza.

Reorganização da cozinha
Por mais tentador que seja deixar utensílios expostos nas bancadas, o ideal é que elas estejam sempre livres. Dessa forma, você mantém sua área de preparo das refeições organizada e limpa com facilidade.

Outra dica é abusar das paredes. Aposte em prateleiras para organizar temperos, acessórios e até panelas. Nos armários, mantenha os itens guardados por categorias e evite o acúmulo de objetos.

Fonte: Casa Vogue