Maison

Conheça a Arquitetura Colonial

Conheça a Arquitetura Colonial

Por meio da arquitetura podemos conhecer diversos estilos e movimentos culturais que existiram através dos anos e, no Brasil, encontramos construções que datam do período colonial. E é esse estilo arquitetônico que você irá conhecer um pouco neste post.

A presença desse estilo em terras brasileiras data de 1500, com a colonização portuguesa e ainda pode ser apreciado nos tempos atuais tanto em cidades do interior quanto em centros urbanos. A arquitetura colonial é responsável por atrair muitos visitantes aos centros históricos de cidades como Ouro Preto (Minas Gerais) e Paraty (Rio de Janeiro), cujas construções são originais do período.

Durante o período colonial, a arquitetura sofreu influência de diversas correntes artísticas europeias e foram adaptadas as cidades brasileiras, seja nos materiais que eram utilizados quanto na mão de obra da época. Sem tantos recursos, as construções do período seguiam um padrão de paredes mais simples, geralmente construídas de pau-a-pique e taipa de pilão, exceto as residências e construções mais ricas, feitas de tijolos ou pedras.

Essa arquitetura privilegiava formas mais simples e simetria, facilmente identificadas nas fachadas das construções. A grande quantidade de janelas nas casas e fazendas também é uma grande marca desse período: com o acabamento feito em madeira, as janelas eram necessárias para garantir a luminosidade no interior das residências. Outra característica do estilo colonial é a presença de colunas e o uso de materiais mais simples, como a madeira.

Ouro Preto (MG)

Para quem deseja incorporar um pouco desse estilo arquitetônico, a dica é apostar em tons terrosos, cores neutras com pontos de cores vibrantes, como azul, amarelo e vermelho, e mobílias de madeira e objetos com aquela cara de bem antigo, que podem ser encontrados em antiquários ou mesmo herdados. Aposte também em portas venezianas de madeira, grandes varandas e telhas de cerâmica.

Para decorar, aposte em tons terrosos mas e cores neutras, mas com pontos de cores vibrantes, como azul, amarelo ou vermelho, mobílias de madeira e objetos vintage.

Fonte: VivaDecora; Estilos Arquitetônicos