Maison

ARQUITETURA PARA TODOS

ARQUITETURA PARA TODOS

Na hora de projetar uma cozinha, é importante considerar não apenas a beleza e o design dos eletrodomésticos e móveis, mas também suas medidas para atender as necessidades da habitação e dos seus moradores. Pensando nisso, preparamos esse post com medidas básicas para você ter em mente quando for planejar a sua cozinha.

Móveis planejados:
As medidas podem variar e depender da altura do usuário, mas os balcões, por exemplo, podem estar entre 85 cm a 105 cm do nível do piso. A distância entre o gabinete de cozinha e os armários superiores varia entre 40 cm a 70 cm, com 20 cm a 40 cm para os armários superiores e profundidade de 60 cm a 65 cm para o gabinete. O ideal é que o gabinete da cozinha tenha uma base de pelo menos 10 centímetros de altura, afastada também a pelo menos 10 centímetros para que os pés possam ser acomodados sob a plataforma.
No caso da pia, a altura padrão para a sua instalação é entre 85 e 93 cm do chão, mas isso também pode variar de acordo com a altura dos moradores da casa. Estas medidas são importantes porque o espaço embaixo da pia é normalmente destinado a armários que acomodarão os mais variados utensílios, dependendo do seu projeto.

Eletrodomésticos:
É importante definir o tamanho dos eletrodomésticos antes de começar seu projeto, pois, ao contrário do que alguns pensam, eles não possuem um tamanho padrão. O fogão, por exemplo, pode variar de acordo com o fabricante e também com o número de bocas. As medidas do seu fogão e armários irão determinar na escolha da coifa, cuja instalação necessita de uma distância de ao menos 5 cm do armário ou das paredes laterais.

Área de circulação:
Ter um espaço adequado para a movimentação das pessoas na cozinha é importante quando se pensa em uma cozinha funcional. O recomendado é que a área de circulação seja entre 60 cm e 120 cm para garantir praticidade e conforto.

É importante ressaltar que para o projeto de uma cozinha ideal é interessante que se considere as especificidades de cada ambiente e dos moradores. As dimensões aqui apresentadas são medidas usuais que podem ser adaptadas a depender de cada caso.

Fontes: Arquidicas e Virmond