Maison

MNK Entrevista: Luis Renato Machado

Dando continuidade à série de entrevistas com profissionais que admiramos, hoje é a vez de apresentar o trabalho do arquiteto mineiro Luis Renato Machado.

Graduado pela UNESP, Luis iniciou sua carreira com projetos de iluminação e vendas na cidade de São Paulo. Em 1996, passou a atuar em projetos nas áreas residenciais e comerciais, tendo atuado também no desenvolvimento de produtos para indústrias de móveis, atendendo lojas de decoração em diversas capitais do país. A partir de 2001, focou sua atuação em arquitetura & interiores e assim, vem realizando seus projetos, mesclando seu estilo à identidade de seus clientes.

Cada vez mais, as cozinhas assumem um papel de protagonismo nas residências. Muito além de uma simples divisão da casa onde se preparam refeições, o ambiente é um espaço ideal para receber amigos e familiares, conversar, apreciar os prazeres da mesa e brindar bons momentos. Diante disso, a arquitetura tem possibilitado a criação de cozinhas cada vez mais funcionais e acolhedoras, que podem ou não estar integradas com outros ambientes da casa.

MNK: Já que um projeto sempre começa com o diagnóstico do desejo/necessidade de uma família ou proprietário, como funciona/ou, em qual momento do projeto acontece a escolha dos eletrodomésticos?

Arquiteto Luis: Muito do que se deseja na cozinha se traduz através de uma frase que costumo ouvir de vários clientes: Quero uma cozinha espetacular com os eletros de cinema! É nesse momento que surge a oportunidade de apresentar aos clientes o que há de mais moderno e luxuoso. Nos últimos anos, tenho percebido o interesse pelas cozinhas clássicas, provençais, com portas usinadas, molduras, entre outros materiais reluzentes. Nestes casos, os eletros da Bertazzoni cumprem muito bem as expectativas por estes anseios.

MNK: Quais são os cuidados antes de escolher os eletrodomésticos para uma cozinha gourmet?

Arquiteto Luis: Um dos pontos cruciais é o cuidado com a voltagem dos eletros que, na maioria dos casos, possuem 220 volts. Outro ponto importante do projeto sob medida, é com relação ao espaço disponível (espaço físico, marcenaria e bancadas). Para que tudo se encaixe com perfeição, é preciso levar em consideração os hábitos e desejos dos clientes. A relação que o cliente tem com a cozinha é o que vai determinar a especificação de um modelo/marca específicos.

MNK: O que diferencia uma cozinha comum de uma cozinha que possui eletrodomésticos premium?

Arquiteto Luis: O primeiro impacto é o visual! Uma cozinha com Eletros Premium tem uma estética única e o melhor sinônimo para defini-la é sofisticação. Isso fica evidente nos comentários dos próprios clientes:
Esse fogão é maravilhoso! Só falta falar!Tenho muito mais prazer em cozinhar com tantos recursos, as receitas ficam perfeitas! Detalhes que só uma cozinha com eletros dessa categoria possui.

MNK: Qual foi o conceito criativo que estruturou a ideia dos projetos nos quais você especificou os eletros de luxo da Bertazzoni?

Arquiteto Luis: Na cozinha de São Paulo, a inspiração veio das viagens dos clientes, cozinhas americanas/europeias e o desejo por um ambiente clássico, com eletros diferenciados. Optamos em utilizar o piso em tábua corrida. O espaço foi coroado com fogão & coifa em detalhes com preto e metal. Não há nada mais imponente do que o par de eletros da Bertazzoni nesta cozinha que transita entre o clássico e industrial.

Na cozinha gourmet de Salvador, tínhamos o mesmo desejo por um estilo clássico, mas havia um limitador para todo o conjunto: a parede disponível para o fogão não permitiria o uso de um fogão ‘de chão’ inclusive, criamos com marcenaria um prolongamento da parede, dando espaço para o uso de um fogão de embutir, por isso a escolha do modelo Range Top. Aqui, inclusive, ressalto a importância das escolhas e dos detalhamentos sob medida. O uso desse fogão nos impôs a necessidade de utilizar uma bancada com espessura um pouco maior do que a prevista inicialmente, para que tudo se encaixasse perfeitamente: fogão e forno logo abaixo. Com o conjunto especificado, somente a coifa que acompanha os modelos poderia vir para coroar a dupla forno & fogão.

MNK: Quais as vantagens de ter uma cozinha gourmet?

Arquiteto Luis: Do visual aos recursos para quem ama cozinhar, nada se compara a uma cozinha com Eletrodomésticos Premium. Cozinhar se torna uma experiência, e a cozinha se torna a estrela da casa, com os mesmos requintes luxuosos que antes estariam apenas num living, ou até numa suíte, a cozinha se torna o local onde mais se quer estar, segundo palavras dos próprios clientes.

MNK: O que levou à escolha dos eletros da Bertazzoni?

Arquiteto Luis: Nome, tradição e versatilidade dos produtos que transmitem credibilidade e segurança desde o início do projeto. Além disso, logística e disponibilidade dos produtos nos grandes centros, assistência técnica extremamente ágil e fácil acesso.

Conheça o trabalho do arquiteto Luis Renato Machado no Instagram e inspire-se!