Diferenças entre 5 tipos de tintas
A composição é o fator mais determinante para diferenciação entre os tipos de tintas, o que também altera para qual situação cada uma será aplicada. Por exemplo: há tintas para ambientes úmidos, tintas de secagem ultra rápida para projetos em que não é possível o cliente se ausentar do ambiente por muito tempo etc.
Pensando na dificuldade em escolher a tinta certa dentre tantas opções, separamos 5 tipos de tinta que são frequentemente utilizadas e explicamos um pouquinho sobre cada uma.
1) Látex PVA
Antes de mais nada, é preciso saber que a Látex PVA não possui resistência ao sol e nem chuva, ou seja, não é indicada para ambientes exteriores. É uma tinta solúvel em água (ou seja, cuidado ao limpar com água a superficie pintada), sem cheiro forte e de secagem rápida.
2) Tinta Acrílica
Este tipo de tinta é também de secagem rápida e solúvel em água e possui um cheiro mais forte, isso porque a sua composição é mais densa. Sua maior diferença em comparação à Látex PVA é que por conta da sua resina acrílica, ela é uma tinta impermeável o que a torna uma opção interessante para ambientes úmidos como banheiro.
3) Tinta Lavável
A maior caraterística deste tipo de tinta acrílica é que ela repele líquidos, evitando manchas. É de fácil aplicação, solúvel em água e apresenta pouco cheiro. Seu uso brilha em ambientes como cozinha, exatamente por não desgastar facilmente mesmo em ambientes movimentados.
4) Tinta Epóxi
A Tinta Epóxi é definida basicamente por sua grande durabilidade. Ela resiste a umidade, ações do tempo (chuva e sol por exemplo) e até a produtos químicos como os de limpeza. Esta última característica já mostra onde a Tinta Epóxi é mais aplicada: banheiros e cozinhas.
5) Tinta Inodora
Perfeita para projetos que precisam estar prontos em pouco tempo, este tipo de tinta tem o cheiro dissipado em até 3 horas depois de finalizada a aplicação. É solúvel em água e de fácil aplicação. Vem tomando um espaço bem interessante na indústria.