Maison

Dicas para projetar sua cozinha

Cores quentes e frias: como usar na decoração

Dicas para projetar sua cozinha

A cozinha é um importante ambiente nas residências, tido por muitos como o coração de uma casa. Além de permitir o preparo dos alimentos e higiene dos utensílios, é também um espaço usado, frequentemente, na socialização entre as pessoas. Dessa forma, é importante projetá-la com atenção para atender as necessidades dos moradores ou usuários do ambiente.

Confira 3 dicas para projetar sua cozinha:

  1. Estude o espaço disponível:
    Para uma cozinha funcional, é importante conhecer bem o espaço com que você está trabalhando. Deve-se identificar quais são as necessidades dos moradores ou usuários e como supri-las no espaço disponível.

Fatores como quantas pessoas utilizam a cozinha, com que frequência as refeições são preparadas, se os moradores desejam receber convidados, hábitos alimentares, como por exemplo, se são vegetarianos ou não, se fazem frituras ou não, entre outros são essenciais para definir como será a cozinha e estabelecer prioridades, sobretudo quando se trata de um espaço pequeno.

  1. Definir as áreas de trabalho:
    Um bom projeto de cozinha leva em conta os diferentes fluxos e áreas de trabalho. Essencialmente, existem cinco áreas de trabalho, sendo elas:

Limpeza: pia, lava-louças, etc;
Preparo: bancada de trabalho;
Servir: mesa, bancada, etc;
Cocção: fogão, forno elétrico, micro-ondas;
Armazenamento: geladeira, freezer, armários, etc.;

Conhecendo essas áreas de trabalho e o espaço disponível, é possível definir melhor como o ambiente será projetado, otimizando a cozinha para melhor atender as necessidades dos moradores.

  1. Escolhendo os eletrodomésticos:
    Uma decisão muito importante no seu projeto é a escolha dos eletrodomésticos. Deve-se considerar quais equipamentos a cozinha terá, como fogão ou cooktop, potência dos queimadores (por ex. quem prepara cortes de carne necessita maior potencia para o processo de selar), coifa ou depurador, etc. Mas também deve-se definir as dimensões que cada eletrodoméstico deve ter para se adequar ao tamanho da cozinha.

Os eletrodomésticos premium do Grupo Tecno, das marcas Lofra, Bertazzoni, Tecno e Elica,, são compostos por refrigeradores, adegas (grandes ou de bancada), cervejeira, frigobar, icemaker, gaveta refrigerada, fogões, fornos de embutir, fornos combinados com micro-ondas, gavetas aquecidas, cooktops e rangetops, lava-louça, coifas de parede, de ilha e de embutir.