Existem diferentes tipos de bancadas de cozinha, muitas vezes protagonista do ambiente. E para cada tipo, existem vantagens e desvantagens. Por isso, estamos aqui para lhe explicar detalhe por detalhe para que você decida qual se adapta mais ao seu estilo e gosto. Vamos lá?

 

Bancada Americana

O mais comum do mercado. Também conhecida como Gourmet Americano, a bancada pode ser projetada em mármore, granito e silestone. O que chama mais a atenção nessa bancada é o design. Em formato ilha, mais alto que as mesas tradicionais de jantar, usa-se banquetas a la bistrô.

Vantagens: contam com muitas gavetas e gabinetes grandes, o que facilita a organização dos itens de cozinha.

Desvantagem: Em cozinhas pequenas, é quase impossível adaptar esse formato. Alto custo.

Bancada com pia

Também em formato de ilha, mas com pia para lavar alimentos e louças. Algumas pessoas se incomodam com a “área molhada” da bancada, por isso serve apenas para quem realmente gosta.

Vantagem: Pode até incluir duas pias, se necessário. Um charme à parte.

Desvantagem: A área molhada elimina um possível espaço para a alimentação.

Bancada de Granito

A querida da gastronomia, devido sua versatilidade. A bancada de granito é durável e de fácil limpeza. O material pode ser aplicado em pias e em superfícies externas, em bancadas de áreas gourmet e churrasqueiras, por exemplo.

Vantagem: Sua durabilidade é perfeita para quem não gosta de reformas em pouco período.

Desvantagem: Absorve o ácido dos alimentos, pois isso é sempre importante não deixar ingredientes ou água parada sobre a peça, a fim de evitar manchas.

Bancada de porcelanato

Moderno e tecnológico, esse tipo de bancada trabalha bastante com as possibilidades: formatos e cores. Isso torna sua cozinha muito mais atraente. Em seu planejamento, é possível utilizar cubas de inox e até mesmo do próprio porcelanato.

Vantagem: Dificilmente fica com a superfície manchada e é indicado para residências com crianças.

Desvantagem: Alto custo.

Bancada de madeira

Bancadas de madeira são sofisticadas. Cozinhas vintage, rústicas e industriais combinam muito com esse tipo de material. É muito sofisticado.

Vantagem: Transmite a sensação de conforto ao ambiente.

Desvantagem: o cuidado com o material é dobrado, a fim de manter o visual intacto. Senão, é manutenção na certa.

Bancada de silestone

Uma pedra altamente tecnológica, o silestone é conhecido como o mármore composto. Feito com resina de poliéster e quartzo, sua aparência é lisa e pode ser projetada em diversas cores. Muitas cozinhas optam pelo branco ou preto.

Vantagem: Baixa porosidade.

Desvantagem: Alto custo.