Maison

3 dicas para melhorar a ergonomia na cozinha

3 dicas para melhorar a ergonomia na cozinha

3 dicas para melhorar a ergonomia na cozinha

Ao planejar uma cozinha é necessário pensar no melhor aproveitamento de espaço para que o ambiente fique confortável e funcional. Para isso, usa-se a ergonomia, que determina algumas regras importantes e essenciais para um ambiente mais que perfeito. Pensando nisso, separamos 3 dicas maravilhosas, que você pode aplicar no seu projeto de cozinha mais ergonomia.

1 – Circulação
Esta é uma das prioridades no momento de projetar uma cozinha. Usar 90 cm na área de circulação é uma boa opção de medida, levando em consideração a distância mínima para abrir o forno e a porta dos móveis. Para cozinhas com ilha no meio, cogite sempre a ideia de que duas pessoas estejam utilizando o espaço. Assim, é recomendado um espaço de 1,20 m a 1,50 m.

2 – Altura da bancada
A altura da bancada precisar ser ideal, para que fique confortável e as pessoas não precisem se curvar para alcançar o fundo da cuba. Ela deve ter entre 90 cm e 94 cm a partir do fim do piso, e uma profundidade mínima de 65 cm, espaço recomendado para comportar uma cuba grande e a torneira.

3 – Fogão
O fogão, que pode ser embutido ou de piso tradicional com forno, ou um cooktop elétrico ou a gás, necessita de alguns pontos de atenção. O melhor é que ele seja instalado perto da pia, com uma área de transição de 0,90 m a 1,20 m, e com lugar para acomodar as panelas quentes e executar o preparo das refeições.

Conheça a linha de fogões do Grupo Tecno, clique aqui.