Maison

Risoto de Abóbora à moda Bertazzoni

Risotos de abóbora são uma explosão de cor, um primeiro prato com um sabor muito especial e delicado, devido ao seu ingrediente principal, a abóbora. Seu sabor é realçado pelo queijo parmesão, usado para engrossar. É um prato de outono, perfeito se servido em uma noite fria de outono, quando começamos a contar os dias até o Natal. É uma receita tradicional do campo. A abóbora, na verdade, é uma leguminosa barata, mas versátil, que os fazendeiros costumavam usar para fazer risotos deliciosos, bem como raviólis e sopas. No outono, enquanto o vinho já estava borbulhando nos barris, eles se sentavam em suas cozinhas em volta do fogo, conversando e ouvindo as notícias e histórias.

INGREDIENTES:

(rende 4 porções)

  • 300g de arroz Carnaroli;
  • 200g de abóbora;
  • 80g de queijo Parmesão;
  • 60g manteiga;
  • 1l de caldo de carne;
  • 1 cebola média;
  • 100 ml de vinho branco seco.

MODO DE PREPARO:

Primeiro prepare o caldo, em seguida cozinhe a abóbora cortada em pedaços/cubos grandes no forno sem retirar a casca ou as sementes. Acenda o forno a uma temperatura de 220 °C / 428 °F.

Não há necessidade de pré-aquecer. Asse por 40 minutos.

A cor laranja da abóbora se tornará mais intensa, tendendo ao marrom nas bordas. Assar dará à abóbora um sabor delicioso. Pique a cebola e, em uma panela funda, doure com um terço da manteiga usando o queimador de gás, e acrescente os cubos de abóbora assados.

Adicione o arroz e refogue. Mexa com uma colher de pau, para não grudar. Despeje o vinho e deixe evaporar, em seguida, continue a cozinhar adicionando o caldo pouco a pouco.

Depois de cozinhar, retire do fogo e derreta a manteiga restante e o queijo parmesão ralado.

Sirva quente, se possível com um copo de vinho Lambrusco.

Dica – É importante usar sempre uma tampa quando cozinhar com panelas fundas para evitar que os líquidos evaporem rápido demais, além de ajudar a água a ferver mais rapidamente para preparar massas ou arroz. Isso também fará com que os alimentos preparados sejam mais macios além de ajudar a economizar energia.