Maison

Title Image

Receitas

Rolinhos de berinjela com tagliatelle, tomate e presunto

Mulignana, milinciana, pumo ou petronciana”. Independentemente de como for chamada nos diferentes dialetos, a berinjela é o vegetal mais importante da culinária mediterrânea e é perfeita em qualquer preparação: frita, assada ou grelhada. Nativa da Ásia, a berinjela foi introduzida na Sicília pelos árabes e é nessa região que hoje é cultivada intensamente.

O cultivo da berinjela vem se difundindo desde então, ao longo dos séculos, até se tornar um alimento básico da culinária italiana, tanto como ingrediente básico, quanto em molhos para deliciosos pratos: Parmigiana, caponata, macarrão a la Norma, etc. Esta é uma maneira original de cozinhar berinjelas
e servir um prato surpreendente, nutritivo e saboroso.

MELHOR RESULTADO USANDO CHAPA BERTAZZONI PARA TEPPAN-YAKI

 

VOCÊ VAI PRECISAR

✔ 2 berinjelas roxas

✔ 200g / 7oz macarrão de ovos

✔ 60g / 2,1oz presunto cru

✔ 150ml / 5fl oz molho de tomate

✔ 100g / 3,5oz parmesão sal a gosto

✔ azeite extra virgem a gosto

MODO DE PREPARO

Cortar as berinjelas em fatias. Polvilheos dois lados com sal e deixe-os repousar por pelo menos 20 minutos, para que percam o líquido amargo do vegetal. Em seguida, enxágue e seque com cuidado, e, em seguida, espalhe um pouco de óleo na superfície. Grelhe em chapa de Teppan-Yaki e coloque em uma tábua para esfriar. Ferva uma panela de água e coloque o macarrão. Enquanto isso, em uma assadeira asse o presunto cortado em tiras bastante grossas – da largura do macarrão – e molhe com respingos de vinho branco.

Após 3 minutos, acrescente dois terços do molho. Quando o macarrão estiver al dente, escorra e jogue no molho. Polvilhe as berinjelas com uma pitada de queijo parmesão ralado e organize em cada fatia uma pequena porção de macarrão com molho. Polvilhe com queijo parmesão e feche os rolinhos, com a ajuda de um palito. Arrume em uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe sobre cada rolo um pouco do molho restante e queijo parmesão. Finalmente asse gratinando por 5/10 minutos em um forno a vapor, pré-aquecido a uma temperatura de 175 °C / 347 °F, em modo convecção mais vapor.

DICA

Recomendamos servir os rolinhos acompanhados de molho verde.