Maison

Piso de taco: vantagens e desvantagens do uso

Piso de taco: vantagens e desvantagens do uso

Um material cada vez mais requisitado em novos projetos, o piso de taco é feito com madeira e tábuas maciças que se bem escolhidas podem ser muito estilosas, especialmente em decorações mais retrô. Confira as vantagens e desvantagens de apostar nos pisos de taco, leia a seguir!

O que é e como é feito o piso de taco?

O piso de taco é feito com madeiras e tábuas maciças de diversos tamanhos e tonalidades. Em especial os pisos mais utilizados são feitos de abiu, cumaru, grapia, jatoba e peroba que não tiveram tamanhos adequados para serem assoalhos, então são utilizados em tamanhos múltiplos (7×35 cm, 7×42 cm etc) para o revestimento no piso. Enquanto que sua organização pode ser das mais variadas possíveis como em diagonal, amarração, espinha de peixe e entre outras.

De longe a maior vantagem do piso de taco está em sua estética única, trazendo elegância e aconchego para o ambiente aplicado. Sua versatilidade de aplicações e até alterações de cores, como o tom original de madeira claro ou tons mais escuros, também facilitam muito em projetos mais modernos.

Além disso, devido a sua espessura e constituição anatômica, o piso de taco é ótimo para clientes que desejam evitar barulho em casa, já que a madeira absorve bem os impactos e ruídos gerados naquele ambiente.

Desvantagens

Enquanto que suas desvantagens estão para valores e cuidados no dia a dia. Seu custo está bem acima de outros materiais mais em conta como cerâmica ou porcelanato. A questão aqui é que o piso de taco possui uma durabilidade muito maior, o que se for levado em conta ao longo do tempo, acaba tendo seu custo inicial muito mais atrativo.

O maior cuidado que você deverá ter com o piso de taco é para não manchar ou riscar, tarefas bem fáceis de acontecerem caso não se atente a isso. O piso de taco requer que você coloque proteções em todos os móveis do ambiente, utilize produtos de limpeza específico a este material e evite ao máximo derrubar água na superfície, já que a madeira absorve a água e pode possivelmente sofrer inchaços tendo que ser substituída em um pedaço grande.

Tendo essas dicas em mente, é possível avaliar os prós e contras de se aplicar piso de taco em um ambiente. Mas, lembre-se de avaliar se é realmente viável ao estilo de vida do cliente ter este material tão delicado. Se sim, temos certeza que uma sala de estar, por exemplo, vai ser muito mais aconchegante com este piso tão estiloso!