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OUTUBRO ROSA – Dez alimentos para aumentar a imunidade

O Outubro Rosa se propõem a olhar para os métodos de prevenção e conscientização do câncer de mama. Considerado um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, corresponde a cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O auto exame é a principal recomendação da campanha, mas hábitos saudáveis também compõem as orientações. Pensando nisso, preparamos uma lista de alimentos que auxiliam a turbinar o sistema imunológico, porque cuidar da saúde nunca é demais! Confira:
1. Alho
Muito mais que um tempero, o alho possui função imunoprotetora combinada com selênico e zinco que fortalecem as defesas do corpo. Consumi-lo em preparos cru pode ser ainda mais eficiente.
2. Batata yacon
Um pouco menos comum em nosso cardápio do dia-a-dia, a batata yacon possui frutooligossacarídeos (FOS) componente importantes para a saúde intestinal.
3. Castanha-do-Pará
Rica em selênio, antioxidante famoso pelo combate aos radicais livres, o consumo de castanha é ótimo para turbina o sistema imunológico.
4. Cebola
Rica em quercitina, potencializador da função imune, ela auxilia na prevenção de doenças virais e alérgicas.
5. Frutas cítricas
Essa dica com certeza a sua vó já dava: laranja, acerola, limão, kiwi, morango, etc. As frutas cítricas são famosas por serem ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatórias. Ou seja, atuam diretamente no sistema imunológico!
6. Gengibre
Com poderosa ação bactericida, o gengibre auxilia na defesa do organismo e ainda é rico em vitamina B6 e C, que compõem esse poder de proteção.
7. Iogurte natural
Por ser rico em lactobacilos com propriedades probióticas, o iogurte nartural é um ótimo aliado da flora intestinal e consequentemente do sistema imunológico.
8. Lichia
Famosa por suas propriedades anti-inflamatórias, a lichia também é rica em vitamina C, que está intimamente ligada com a manutenção do sistema imunológico.
9. Shitake
O cogumelo é rico em um nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa e aumentar a imunidade, a lentinana.
10. Vegetais verde-escuros
Outra dica de vó é essa! Para manter o sistema imunológico saudável é preciso comer os vegetais verdes: couve, brócolis, rúcula, espinafre, etc. Considerados importantes fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, são fundamentais no papel da maturação das células imunes, auxiliando no processo de resistência às infecções. Além disso, os vegetais verdes ainda são ricos em ácido fólico, nutriente envolvido na formação de glóbulos brancos.