Maison

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS: O QUE SÃO

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS: O QUE SÃO

Hoje são pontos turísticos, porém já são construções milenares que fizeram parte de grandes momentos da humanidade. Chamados de patrimônios históricos, eles têm enorme relevância cultural, movimentando milhares de pessoas anualmente para vê-las, mas você saberia dizer o que os classifica dessa forma?

Eles representam bens materiais ou naturais que possuem importância histórica em determinada sociedade ou comunidade. Sendo assim, o patrimônio histórico pode ser um prédio, uma ruína, uma estátua, uma escultura, um templo, uma igreja ou até mesmo uma cidade inteira! Esse conceito passou a ser disseminado após a Revolução Francesa, a partir do século XIX e devido a importância destes determinados locais, que podemos conhecer e proteger a história, os saberes e a cultura de determinado povo.

Por isso, existem diversos órgãos que buscam a preservação desses locais como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) por exemplo, que para proteger esses bens históricos ou culturais assegura sua permanência ao tombar esses locais. Isso significa que há tanto valor ali, que esta intervenção impede que sejam feitas reformas ou demolições. O patrimônio histórico ou cultural pode ser dividido em material ou imaterial, o primeiro representando lugares físicos como museus, bibliotecas ou universidades por exemplo. Já o segundo, também chamado de “patrimônio intangível’,’ reúne diversas expressões culturais como por exemplo as festas, danças, músicas e etc.

Conheça a seguir os 10 principais patrimônios históricos da humanidade:

Coliseu de Roma (Itália)
Torre de Pisa (Itália)
Pirâmides do Egito (África)
Ruínas de Petra (Jordânia)
Machu Picchu (Peru)
Muralha da China
Torre Eiffel (França)
Acrópole de Atenas (Grécia)
Estátua da Liberdade (Estados Unidos)
Taj Mahal (Índia)

Fonte: blog Toda Matéria