MNK indica: 10 livros que todo arquiteto deve ler
A equipe My New Kitchen preparou uma lista especial de livros que são essenciais para a construção de conhecimento e repertório de formação de arquitetos. Confira:
1. Tudo sobre a casa, Anatxu Zabalbeascoa
A partir de um texto narrativo que retrata a evolução da casa e dos nossos hábitos domésticos, a autora conta a história de seis espaços – banheiro, cozinha, quarto, jardim, sala e sala de jantar. Transdisciplinar, a obra mistura elementos da arquitetura, da tecnologia e da vida privada que juntos revelam a evolução do nosso próprio cotidiano. Com certeza um dos livros mais fundamentais!
2. Urban Sketching: guia completo de técnicas de desenho urbano, Thomas Thorspecken e Alexandre Salvaterra
O livro traz uma série de técnicas básicas de desenho e concede uma infinidade de truques e conselhos que auxiliam o leitor a se familiarizar com o universo do desenho urbano. Mas o grande diferencial de Urban Sketching é uma análise profunda de obras ilustradas em diversos estilos que contribui para a formação de repertório.
3. Dimensionamento humano para espaços interiores, de Julius Panero e Martin Zelnik
O livro explora a antropometria, estudo das medidas do corpo humano em base comparativa, para padrões de projeto e design. De acordo com os autores, o uso dos dados antropométricos pode ser dar por meio da interface ou adequação física, entre o corpo humano e os vários elementos que compõem os espaços interiores.
4. Arte moderna, Giulio Carlo Argan
“Arte moderna” reúne textos independentes de Giulio Carlos Argan – considerado o último representante da tradição crítica correspondente ao movimento moderno, que abordam aspectos que influenciaram a formação da arquitetura.
5. História crítica da arquitetura moderna, Kenneth Frampton
Quando se trata de estudos introdutórios à arquitetura, este livro é considerado uma referência mundial. Nele é possível encontrar um amplo panorama da arquitetura do século XX e seus desdobramentos.
6. Ando – Complete Works, Philip Jodidio
Em “Ando”, Philip Jodidio analisa a arquitetura de Tadao Ando, considerada monolítica e comprometida com o meio ambiente. No livro o autor aborda o cuidado que o arquiteto tinha com a luz natural e como esse olhar era aplicado em suas obras. Mais um dos livros que super indicamos!
7. Complexidade e contradição em arquitetura, Robert Venturi
Em “Complexidade e contradição em arquitetura” o autor faz uma crítica ao idealismo purista do Movimento Moderno, e reivindica a complexa e contraditória gama de circunstâncias que determina a decisão de um projeto de arquitetura no contexto da cultura de massas, do surgimento das megacidades e das demandas programáticas.
8. Materiais no Design de Interiores, Rachael Brown e Lorraine Farrelly
Funcionando como um guia prático, este é um dos principais livros que abrange todos os aspectos do uso de materiais no design de interiores e expõe estratégias alternativas para definição do conceito e desenvolvimento do projeto, e claro, para a seleção de materiais e aplicação, representação, comunicação e instalação.
9. Cores para Interiores, Simone Schleifer
Aprofundar-se no estudo de cores pode ser um grande diferencial no trabalho de um arquiteto. Neste livro, Simone Schleifer aborda itens fundamentais que envolvem a composição de ambientes e ainda traz referências e inspirações.
10. Iluminação no design de interiores, Innes Malcolm
Com mais de 300 ilustrações e um texto prático assinado por Innes Malcolm, este é dos livros fundamentais tanto para quem precisa entender melhor conceitos ligados a iluminação, como para quem precisa de direcionamentos mais aplicáveis ao projetos do dia a dia.