Maison

MNK indica: 10 filmes sobre arquitetura

A equipe My New Kitchen preparou uma lista especial de filmes em que a protagonista é a arquitetura. Confira:

Building Africa: architecture of a continent

Lançado em 2005 pela BBC, o filme é narrado de forma poética pelo arquiteto britânico David Adjaye. Em resumo, o filme apresenta as influências culturais e imperiais que moldaram a arquitetura africana durante os séculos de arquitetura vernacular, colonial e pós-independência.

The man who built Cambodia

Lançado em 2017, The man who built Cambodia explora o envolvimento do arquiteto Vann Molyvann com o povo Khmer no Camboja. A história se passa enquanto o arquiteto vivenciava sua tentativa de criar um estilo arquitetônico único que dê expressão moderna e identidade local. Assista ao trailer.

Built on narrow land

O filme de Malachi Conolly que estreou em 2013, aborda um período na história da Arquitetura Moderna. Em Cape Cod, quando um grupo de designers boêmios se inspirou em produzir casas que seriam o princípio da Bauhaus. Assista ao trailer.

Frei Otto: spanning the future

Documentário sobre a vida e obra do arquiteto e engenheiro alemão Frei Otto. Ganhador do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2015, Frei Otto é considerado certamente o responsável por lançar as bases para a arquitetura leve contemporânea. Assista ao trailer.

Uncommon Sense: the life and architecture of Laurie Baker

O filme conta a história de Laurence Wilfred Baker, renomado arquiteto, designer, cartunista e artista, que tinha como sua principal influência a arquitetura orgânica. Assista ao trailer.

Eero Saarinen: the architect who saw the future

Em ˜Eero Saarinen: the architect who saw the future” é abordada a vida e a obra do famoso arquiteto finlandês que foi considerado visionário de tal forma que teria sido capaz de imaginar o futuro. Assista ao trailer.

Living Architectures

˜Living Architectures˜ é um projeto dos cineastas de arquitetura Bêka e Lemoine. A dupla desenvolveu filmes sobre edifícios icônicos e como seus usuários os vivenciam. Em síntese, durante o projeto, eles já retratraram diversos temas como a Bienal de Veneza, o Barbican em Londres, o Centro de Arquitetura Arc en Rêve, Frank Gehry, Fondazione Prada, Bjarke Ingels, Bordeaux e outros. Assista ao trailer.

Alvar Aalto: technology and nature

O filme apresenta a história de Alvar Aalto, arquiteto conhecido por alcançar uma visão da arquitetura como uma obra de arte completa. Ou seja, que considera desde o mobiliário até o controle da luz e do espaço. Filmado na Finlândia, Alemanha, EUA e Itália foi lançado em 1996. Assista ao trailer.

El hombre de al lado

Lançado em 2009, o filme argentino é realizado inteiramente na Casa Curutchet – única obra de Le Corbusier construída na América Latina. A história se passa no momento em que Leonardo, um bem-sucedido designer que leva sua vida tranquila, é surpreendido por seu vizinho com a construção de uma janela. Assista ao trailer.

Eames – The Architect and The Painter

O documentário conta a história do casal Ray e Charles. Considerada a dupla de designers mais importante dos Estado Unidos. Transcendendo os limites do design e da arte, o trabalho desenvolvido no Eames Office representa até hoje um ideal de harmonia entre beleza e funcionalidade. Assista ao trailer.

Bônus: A vida é um sopro

Dirigido por Fabiano Maciel, o documentário retrata a trajetória de vida e as opiniões do arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. O famoso arquiteto foi responsável por projetar algumas das principais construções de Brasília. Assista ao trailer.

*imagens by internet, meramente ilustrativas.