Maison

Minimalismo: tendência em design, decoração e estilo de vida.

A popularidade da recém-lançada série da Netflix, Ordem na Casa com Marie Kondo, traz à cena o minimalismo como estilo de vida junto com a organização de lares por um “sistema de arrumação único” o método “KonMari”.

O método KonMari, criado pela organizadora/life coach profissional Marie Kondo, sugere as pessoas que separarem seus pertences em cinco categorias: roupas, livros, papelada (documentos e afins), komono (que são itens variados) e por ultimo, mas não menos importantes, aqueles de valor sentimental.

Com oito episódios, a série-documentário orienta as pessoas a enfrentarem a desordem que afeta suas casas e a manter apenas o que é essencial no estilo minimalista.

O estilo minimalista busca extrair o essencial de cada espaço, sempre partindo da ideia inicial de que menos é mais e priorizando um ambiente básico, clean e sem excessos. O que não for necessariamente essencial poderá ser descartado, dando maior destaque, por exemplo, aos itens que usamos diariamente.

Este estilo é ótimo para as cozinhas pequenas, porque ajuda a melhorar a sensação de espaço. As cores neutras como branco, preto e cinza são as mais presentes na paleta do estilo minimalista, enquanto as demais cores são utilizadas como detalhes.

Para os móveis, as características mais marcantes são a ausência de puxadores ou o uso de modelos mais discretos, e as linhas retas que integram o móvel à parede, deixando o ambiente com aspecto clean e organizado.

Confira em nossa galeria algumas cozinhas inspiradas no estilo minimalista e lembre-se menos é mais e organização é lei!