Maison

Maximalismo: ousadia e personalidade

Maximalismo: ousadia e personalidade

Já imaginou um ambiente carregado de cores, móveis estilosos em que o vintage e o moderno se equilibram? Então conheça o estilo maximalista, uma reação ao movimento minimalista que tem aspectos e elementos que são praticamente o oposto dos componentes minimalistas. Quando se trata de decoração, quanto maior, mais brilhante e mais movimentado, melhor. Pense em fotografias preciosas, coleções valiosas e móveis ecléticos, que você pode ter adquirido com o tempo. Em vez de usar um ou dois desses elementos, este estilo utiliza todos eles.

Um equívoco comum é pensar que o maximalismo incentiva o acúmulo de itens e excessividade na decoração. Embora ele realmente abrace a ideia de excesso, não é da maneira que você imagina. O estilo promove a repetição, sugere padrões, aposta em paletas ousadas, detalhes gráficos intrincados e posses únicas. Maximalismo é um estilo barulhento, composto de padrões mistos, coleções excessivas, mas com curadoria e cores saturadas, incentivando a utilização do seu espaço da maneira mais ousada possível.

O estilo maximalista permite que sua personalidade e experiências brilhem com muito mais facilidade do que em um espaço minimalista. Quando se trata de identificar um espaço maximalista, estas são algumas características principais:

Padrões repetitivos em estampas, como estampas florais, abstratas e animais
Cores ricas e ousadas
Peças exclusivas
Mistura e combinação de texturas e cores
Múltiplos itens como livros, estátuas, obras de arte etc.
Mistura de estilos – muitas vezes, mas não se limitando ao clássico, eclético e ao boho.

A melhor maneira de adotar a tendência é começar devagar. Adicionar cores, padrões de camadas e exibir peças de decoração sentimentais é um bom lugar para começar. Lembre-se de que o maximalista pode parecer confuso, então tente evitar acessórios excessivos. Em seu projeto, você pode aplicar alguns conceitos do estilo nas paredes com uso de cor ou acessórios como quadros, abusar das diferentes cores, variar nos itens de decoração e deixar a criatividade fluir! Curtiu o estilo? Deixe sua opinião nos comentários 😀

Fonte: Conexão Decor; Finger