Maison

Inspirações minimalistas

Inspirações minimalistas

O estilo minimalista surgiu como uma forma de classificação artística, depois de um tempo se tornou um conceito arquitetônico com um viés até político, visando um estilo de vida mais simples e menos consumista.

Mas afinal: o que é minimalismo?

Obras artísticas, tais como pinturas, esculturas, decorações e afins são consideradas minimalistas quando são produzidas com o mínimo de recurso possível (por isso o viés de vida simples). Sua principal utilidade na arquitetura está em aproveitar o espaço com apenas o essencial, elevando sua funcionalidade e descartando os “extras”. Para isso, os materiais mais utilizados em construções minimalistas são o vidro, ferro e madeira. Materiais considerados “básicos” que quando bem trabalhados, trazem toda a ideia do minimalismo e ainda uma performance limpa sem ser simplista.

Para se ter uma ideia, a casa a seguir é uma das obras arquitetônicas minimalistas mais famosas do mundo, projetada em 1945, a casa Edith Farnsworth é formada por linhas limpas em uma estrutura metálica, os vidros servindo como integradores dos ambientes. Dá uma olhada:

Outro exemplo de uma casa com inspiração no minimalismo, neste caso apostando na aplicação de vidro, como por exemplo essa fachada de perder o fôlego.

Se engana quem pense que apenas as construções podem seguir o minimalismo. Cada vez mais as decorações minimalistas estão surgindo de formas extremamente únicas e brilhantes. A diferença de material é que para a decoração minimalista os materiais apostados além da madeira são o couro, aço e cobre. Não esquecendo que para uma boa decoração minimalista, o menos é sempre mais (inclusive para a paleta de tons de cada ambiente). Confira exemplos como inspiração e se apaixone por esses modelos.

White modern interior with table and chairs

Fonte: Viva Decora