Maison

Fogão X Cooktop: qual escolher?

Fogão X Cooktop: qual escolher?

Se você ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre um Fogão e um Cooktop, é preciso analisar alguns aspectos antes de escolher. Espaço disponível, necessidades e gostos são essenciais na hora de considerar a melhor opção.
O Cooktop é ideal para cozinhas planejadas e oferece um design moderno, por ter o forno separado da mesa e em oposição ergonomicamente mais confortável para o usuário. O fogão, que pode ser facilmente embutido, também se integra ao projeto da cozinha com um toque profissional, como veremos a seguir.
Existem vários modelos de Cooktops. O modelo de inox a gás, por exemplo, lembra um fogão convencional, salvo pela diferença de não ter o forno na mesma peça. É sofisticado, com a qualidade do aço inox e proporciona aproveitamento dos espaços no móvel abaixo da bancada graças ao seu isolamento térmico, que permite embutir com apenas 1 cm de distância em relação ao móvel.
Uma opção a se considerar é o modelo Professional TH11 GX4 P da Tecno, que tem refinado design com queimadores em linha, inspirado nas cozinhas profissionais. Além de oferecer amplos 110 cm de largura para se cozinhar com mais conforto, ergonomia e segurança.


O Cooktop Inox a gás da Bertazzoni da linha Master Series modelo MAST366 QBXT é outra opção super interessante. Ele conta com potente queimador Dual Flame, possui acendimento sequencial das chamas internas e externas oferecendo potência de 480 W a 5.000 W, para transformar grandes receitas em saborosos momentos gastronômicos.

Os Cooktops são ideais quando o seu projeto arquitetônico precisa de estratégias para otimizar os espaços, separando a mesa de cozinhar do forno, para encaixar melhor e proporcionar amplitude na cozinha, sem perder a elegância e a qualidade no preparo dos alimentos.


Os fogões que já vem com forno, que podem ser a gás ou elétrico – que oferece inclusive a possibilidade de, em um único produto, assar vários pratos, entre doces e salgados, e cozinhar com até seis queimadores em alta potência. Possuem um design italiano profissional e podem ser facilmente embutidos, já que todos os modelos não tem a necessidade de frestas de ventilação junto aos móveis, integrando-se perfeitamente ao planejamento da cozinha.
Escolha um fogão com forno ventilado e função turbo, que mantém a temperatura igual em todas as prateleiras, e assa de forma homogênea e rápida. Existem fogões que possuem dois fornos, o que aumenta a possibilidade de preparar simultaneamente receitas com tempos, temperaturas e forma de cozimentos diferentes, assim como o Lofra Dolcevita modelo RLVD96MFTE/CI .

Nas opções com forno elétrico destaca-se também o fogão Bertazzoni Professional Series modelo Pro 90 6 MFE S XT, que oferece churrasqueira com grill infravermelho, programador digital e sonda de temperatura que controla o ponto ideal de preparo, medindo a temperatura interna dos alimentos.

Agora que você já sabe a diferença entre Fogão e Cooktop, pode escolher um que se adapta melhor ao planejamento da sua cozinha, sem perder a possibilidade de uma atraente combinação entre elegância, estética e sofisticadas refeições com resultados gastronômicos deliciosos para impressionar sua família e amigos.