Maison

DA DINAMARCA PARA O BRASIL

DA DINAMARCA PARA O BRASIL

Conhecido pelo visual sofisticado, minimalista e funcional, o design escandinavo tem origem na região que compreende a Dinamarca, Noruega e Suécia. Esses países são caracterizados pelo inverno e precipitação de neve intensos, com temperaturas entre -15 e -5 °C. O frio rigoroso e os meses em que existem pouca luminosidade solar fizeram com que as pessoas da região buscassem no design de interiores uma forma de tornar os ambientes mais aconchegantes.

Criado no século XX, o estilo escandinavo é extremamente convidativo por apostar em cores claras e em muita iluminação, trazendo leveza aos espaços. O material mais utilizado é a madeira nos móveis, mas também no piso e objetos decorativos. Tapetes e mantas são típicos nesse estilo de decoração, pois trazem mais conforto e calor.

Sabia que mesmo no Brasil, essa tendência tem muita popularidade? Ainda que não tenhamos temperaturas tão baixas como a dos países da Escandinávia, esse estilo se adapta muito bem pelo minimalismo e conforto que propõe.

Para quem deseja apostar no design escandinavo, é importante dar preferência à iluminação natural, mas sem deixar de lado a luz artificial para deixar os ambientes bem claros. Prefira materiais como madeira, cerâmica e vidro e procure não exagerar nos objetos decorativos. As cores mais utilizadas são o branco, preto, cinza e bege. Para não ficar muito monótono, o ideal é focar em alguns elementos mais chamativos, como almofadas estampadas, quadros ilustrados e outros pontos de cor, como optar por um abajur ou fogão colorido.

Fonte: VivaDecora