Maison

Cores cítricas na decoração: como usar?

Cores cítricas na decoração: como usar?

A cor é uma das escolhas mais importantes que você faz em sua casa. Seja no seu uso abundante ou na sua ausência, a cor pode definir o clima para um santuário relaxante ou uma fuga energizante. Nesta temporada, a vez é dos tons cítricos.

Sua vibração pode aumentar o drama do seu neutro favorito ou você pode combiná-los com uma cor existente em sua casa para criar uma paleta totalmente nova. No entanto, decorar com cores tão ensolaradas pode ser um desafio.

A pintura brilhante em geral é muitas vezes assustadora, mas especialmente com tons divertidos que podem se tornar extravagantes e extravagantes com tanta facilidade. Não que você deva deixar que isso o impeça de infundir um pouco de felicidade no ambiente, mas vale a pena ter algumas coisas em mente antes de iniciar a pintura.

• Escolhendo o ambiente certo:
Os tons cítricos – especialmente os mais brilhantes – funcionam melhor em alguns espaços do que em outros. Ambos amarelos e laranjas são cores energizantes de acordo com a psicologia das cores, portanto, não são a escolha ideal para salas onde o morador precisa desligar e relaxar. Portanto, você pode querer evitá-los também no quarto – embora ela diga que você possa usar tons mais sutis, como ocre ou terracota, pois são cores que ainda podem oferecer algum descanso visual e, mais importante, calor.

Por outro lado, existem alguns ambientes que realmente se beneficiarão de uma cor tão energizante. Os tons de amarelo e laranja podem ser uma ótima opção de home office para alguém ligado a área criativa, por exemplo, devido à sua energia. O amarelo também é uma excelente escolha para um corredor ou cozinha e a terracota clara seria ótima em um banheiro.

• Combinações:
Azuis e verdes são sempre bons para combinar com amarelos e laranjas. Alternativamente, você pode experimentá-los com cores próximas umas das outras no círculo cromático. Quando você faz isso, os tons se misturam bem.

• Uso pontual:
Embora o uso de tons cítricos do chão ao teto certamente possa ter um efeito impressionante, você nem sempre precisa se comprometer tanto para colher seus benefícios. Um pouco de cor aqui e ali às vezes é tudo o que você precisa para obter o efeito completo. Isso pode até ser na forma de algumas almofadas e outros itens de decoração ou um único móvel ou eletrodoméstico.