Como projetar uma casa ecológica?

Como projetar uma casa ecológica?

certos padrões ambientais. No entanto, existem algumas obras que vão além, para minimizar os danos ambientais. Essas casas ultra verdes são comumente conhecidas como “casas ecológicas”.

Existem várias razões pelas quais as pessoas optam por construir uma casa ecológica. Para alguns, é simplesmente o desejo de contribuir na salvação do planeta. Outros optam por construir uma casa ecológica para economizar nas contas de energia ou até mesmo para colher os benefícios pessoais para a saúde.

Então, quais recursos entram no projeto de uma casa ecológica? Existem vários recursos diferentes que podem ajudar a tornar uma casa ultra verde. Abaixo estão apenas alguns pontos a serem considerados:

Bom isolamento e estanqueidade
Uma maneira de construir uma casa ecológica é se concentrar em fornecer um bom isolamento e estanqueidade. O objetivo disso é, muitas vezes, manter uma casa o mais quente possível, evitando que o calor escape. Janelas com vidros duplos ou triplos e paredes e coberturas projetadas para conter o calor são algumas medidas que podem ser adotadas.

O padrão de construção conhecido como ‘Passivhaus’ – termo em alemão que trata de casas ou edifícios que requerem pouca energia para aquecimento ou resfriamento de ambientes – às vezes é usado para construir casas com eficiência energética. Este é um padrão de desempenho desenvolvido na Alemanha, que define os níveis muito mais altos do que os padrões atuais em outras partes do mundo, na tentativa de reduzir o máximo possível a perda de calor. Isso permite que as casas fiquem quentes por horas em um dia frio, sem a necessidade de usar aquecimento.

Embora a redução da perda de calor seja o principal objetivo, aspectos como a ventilação ainda são importantes para manter uma boa qualidade do ar. O uso de uma unidade de ventilação centralizada pode ajudar a manter uma casa ventilada, ao mesmo tempo em que reduz a perda de calor.

Os princípios da Passivhaus também podem ser aplicados a casas em climas mais quentes. Nesses casos, as casas são projetadas para ficarem mais frias por mais tempo. As maneiras de fazer isso podem incluir o uso de materiais e cores para refletir o calor, enquanto considera a estanqueidade para impedir que o ar frio escape.

Eletrodomésticos e utensílios energeticamente eficientes
Quando se trata de adicionar acessórios e eletrodomésticos iniciais, como caldeiras, banheiros, chuveiros, fornos e iluminação à sua casa, considere a eficiência energética. Casas ecológicas geralmente são construídas com algumas das opções mais ecológicas disponíveis. Isso pode incluir optar por iluminação LED, um vaso sanitário com descargas de diferentes níveis de água e eletrodomésticos com boa classificação energética.

Essas características ajudarão a reduzir as suas contas de energia. Eles podem ser mais caros para comprar do que eletrodomésticos e acessórios comuns, mas o valor investido poderá ser recuperado a longo prazo e reduzirá a pegada de carbono.

Energia renovável
Os painéis solares são a maneira mais comum de gerar eletricidade renovável. Turbinas eólicas domésticas também são uma opção. É até possível coletar água fora da rede por meio de barris de chuva, reservatórios e poços.

As residências também podem ser projetadas para reciclar resíduos, a fim de reduzir o consumo de serviços públicos. Um sistema de reuso de água, por exemplo, pode ajudar a retirar as águas residuais do banho e reutilizá-las em processos como a descarga do vaso sanitário. Quando combinado com a coleta de água da chuva, esse sistema pode reduzir bastante a dependência e o desperdício de água.

Materiais de construção sustentáveis
Os materiais que você usa para construir uma casa também podem ter um impacto na pegada de carbono da casa. Nesse sentido, dê preferência a materiais ecológicos. Isso pode incluir materiais naturais, como madeira, pedra, palha e areia. Também materiais reciclados, como madeira recuperada e plástico reaproveitado

A sustentabilidade dos materiais às vezes precisa ser cuidadosamente equilibrada com propriedades como estanqueidade e isolamento. Por exemplo, um caixilho de fibra de vidro pode não ser necessariamente menos ecológico do que um caixilho de madeira – enquanto uma janela de madeira é mais biodegradável ajudando a evitar resíduos em aterros, uma janela de fibra de vidro pode proporcionar um melhor isolamento, ajudando a reduzir as emissões de carbono.

Casa saudável
O design saudável da casa incentiva recursos que não são apenas ecológicos, mas também benéficos para a saúde dos moradores. Alguns fatores diferentes que entram no design de uma casa saudável incluem:

– Evitar materiais que possam liberar toxinas
– Boa ventilação para manter a qualidade do ar
– Valorizar a luz natural dentro dos ambientes
– Isolamento acústico para evitar poluição sonora

Conexão com a natureza
Algumas casas podem parecer separadas do mundo natural. As casas ecológicas podem ajudar a estabelecer uma conexão maior entre a casa e o ar livre. Isso envolve o uso de materiais mais naturais, a introdução de mais luz natural e o uso de mais plantas dentro da arquitetura.

Além de melhorar o bem-estar do ocupante, esses recursos geralmente podem trazer grandes benefícios ambientais. Paredes verdes e telhados verdes são um exemplo disso. Essas plantas não apenas ajudam a combater a poluição do ar, mas também podem servir como uma forma orgânica de isolamento, ajudando a reduzir o consumo de energia da sua casa.