Maison

AS TINTAS IDEAIS PARA SEU PROJETO

AS TINTAS IDEAIS PARA SEU PROJETO

Na hora de escolher a tinta ideal para o seu projeto, é importante saber mais do que qual cor combina melhor com o ambiente, pois outros fatores podem influenciar no resultado, como o tipo de tinta utilizado. Pensando nisso, listamos nesse artigo os principais tipos de tinta para você não errar no momento de escolher a sua ;D

Tinta Látex
Por ser uma tinta à base d’água e com pouca resistência ao sol, a látex é indicada para ambientes internos. Possui acabamento fosco, preço acessível, secagem rápida e pouco odor. Pequenas sujeiras e respingos podem ser eliminados com um pano úmido e apenas com pano, não devendo esfregar para evitar manchas na parede.

Tinta Acrílica
Essa tinta é semelhante a tinta látex, sendo também a base de água, com secagem rápida e baixo nível de odor. A diferença desta para a tinta anterior está em sua composição, permitindo que a tinta acrílica seja usada também em ambientes externos. Ela também possui diferentes acabamentos (fosco, semibrilho e acetinado). O ponto negativo fica pelo preço mais elevado em relação a outras tintas.

Tinta Esmalte
Essa tinta foi desenvolvida para aplicação em superfícies de ferro e madeira, formando uma película de proteção. É indicada para superfícies como corrimãos e portas, não sendo recomendado o seu uso em paredes. Possui acabamento fosco, brilhante e acetinado. O seu custo é elevado, pois geralmente é utilizada em áreas menores.

Tinta Epóxi
Essa tinta possui versões a base de água e solvente, sendo um dos tipos de tinta com maior resistência. A tinta epóxi é indicada para pintura de paredes em azulejo e pastilhas cerâmicas de cozinhas e banheiros, assim como para caixas d’água e banheiras. Porém não é recomendado seu uso em piscinas ou locais que exijam resistência mecânica, como pisos de garagem, industriais e comerciais. Possui acabamento fosco, brilhante e acetinado. A aplicação é mais difícil em relação a outras tintas, pois se mal aplicada pode gerar bolhas. Portanto, exige mão de obra qualificada, aumentando o custo final, somado ao fato da tinta epóxi ser mais cara que as outras tintas.

Agora você já conhece os principais tipos de tinta disponíveis no mercado e seus usos, mas caso fique em dúvida, não hesite em consultar um profissional qualificado para te ajudar na hora da compra e da aplicação da tinta para um resultado perfeito.

Fonte: GoldenCor

Gostou desse artigo? Gostaria de saber mais ou tem dúvidas sobre outro assunto? Deixe seu comentário 😀