Maison

Arquitetura sustentável?

Arquitetura sustentável?

Uma das maiores unanimidades entre todos os ramos profissionais é que passou da hora de criar projetos e produtos pensando com consciência ambiental e se preocupando em sustentabilidade. E a arquitetura é um dos grandes pilares que podem refletir como deve ser feito este processo.

A arquitetura sustentável tem por si 3 princípios que devem ser compreendidos como a base do conceito:
– Consideração das condições climáticas para obter um maior desempenho, mas sem aumentar o impacto socioambiental;
– Análise da eficácia dos materiais visando os que possuem um menor consumo de energia;
– Aplicação da tecnologia efetiva para aquecimento, refrigeração, iluminação e distribuição de energia, como por exemplo utilizando fontes de energia renovável;

De tal forma, a arquitetura sustentável tem como seu principal foco diminuir o impacto das ações humanas no meio ambiente, o que requer um melhor planejamento nas formas de criação e estruturação de projetos.

Algumas soluções para uma arquitetura mais sustentável:
– Melhor aproveitamento e reutilização: aprender a utilizar recursos fundamentais de forma mais eficaz e reutilizar quando possível é um ótimo caminho para um impacto ambiental reduzido, como em iluminação natural ao invés de energia elétrica, ventilação inteligente para que o ambiente se refresque de forma natural sem o uso exarcerbado de ar-condicionado ou ventiladores e até mesmo reutilizar materiais de construção que não foram utilizados em obras anteriores para que nada seja jogado fora à toa.

Para mais dicas, continue acompanhando no blog!