Arquitetura Modular – você conhece ou já ouviu falar?
Arquitetura modular é uma técnica de construção, onde só são utilizadas partes pré-fabricadas em módulos, ou seja, os módulos são construídos de forma individual, mas ao serem agrupados e organizados de acordo com a necessidade dão vida à construção desejada.
Ao decorrer dos anos a arquitetura modular vem crescendo de uma forma significativa nas procuras de arquitetos e engenheiros, já que é considerada uma alternativa prática para a construção de imóveis. Segundo o levantamento da Fortune Business Insights, o aumento de construções modulares é de 6,1% ao ano no Brasil e a estimativa é que pode chegar até US $11,78 bilhões em 2028.
As edificações podem variar entre lanchonetes em containers, instalações temporárias de arte, prédios com designs diferentes e inovadores e até mesmo estádios de futebol, o que foi o caso do estádio 974 projetado por Fenwick Iribarren Architects, foi o primeiro estádio feito com elementos modulares criado para receber a copa do mundo da FIFA no Qatar. A estrutura foi projetada com o objetivo de ser totalmente desmontada e reaproveitada após o término da competição.
Um dos principais benefícios da arquitetura modular é a rapidez e eficácia em concluir obras, visto que os módulos chegam prontos no local desejado. Dessa maneira, além de todas as partes poderem ser produzidas simultaneamente, a parte da construção é apenas a montagem desses blocos, por isso levam pouco tempo para serem finalizados. Esse tipo de arquitetura é ideal para situações emergenciais que necessitam de obras rápidas, como ocorreu no Japão em 2011, a arquitetura modular foi utilizada para reconstruir algumas áreas atingidas pelo terremoto.
Além da vantagem de agilidade na construção, devemos mencionar também o impacto reduzido que a arquitetura modular deixa na natureza. Levando em consideração que nesse tipo de edificação são utilizados apenas módulos pré-fabricados, o que tende a ser bem mais sustentável do que o material usado em obras comuns. Isso porque, é gerado pouco entulho e os desperdícios de materiais são quase zero, portanto reduz o desperdício de água e energia, interferindo pouco no meio ambiente.
Apesar da praticidade, se você procura uma construção mais minimalista, a arquitetura modular é mais limitante, já que não há liberdade de criação cem por cento sua, uma vez que são estruturas pré-montadas, o máximo que você pode escolher é o material utilizado para construir o módulo que será usado no imóvel.
Já conhecia a arquitetura modular? Navegue pelo nosso blog e descubra mais tipos de arquiteturas!