Maison

5 dicas para o empratamento perfeito

Não é de hoje que a máxima “primeiro comemos com os olhos” está em voga, não é mesmo? Por isso, na hora de servir aquela receita especial, é fundamental planejar como será o empratamento.

Preparamos algumas dicas para que você otimize seus senso estético e prepare pratos dignos de estrela michelin!

Moldura

A primeira dica é encarar o prato como uma moldura. Por isso, na hora de escolher os que você terá em sua casa, pense em conjuntos harmoniosos e claro, assim como a moldura de um quadro não pode roubar a atenção para si, lembre-se, a comida é a obra principal!

Proporção

A questão da pouca ou muita comida no prato pode ser pessoal, porém quando você planeja um prato esteticamente bonito, o segredo é basear-se em ocupar 2/3 do prato.

Há quem diga que os conjuntos ímpares são os que melhor funcionam, mais precisamente focar em três preparos para compor o prato, mas esta é apenas uma orientação e não propriamente uma regra.

Cor

Já entendemos que o prato deve ser visto como uma moldura, certo? Por isso é tão comum vermos grandes chefs utilizando exclusivamente pratos bancos. Como uma tela, a liberdade de criação fica muito maior. Porém, você pode ousar! Utilizar pratos de cor oposta à comida pode garantir um efeito encantador aos olhos.

Sugestão de foto: prato azul marinho com caldo de abóbora.

Mas o jogo de cores não se limita ao prato x comida. Ao escolher o menu, considere também a cor dos itens. Neste caso, é muito interessante brincar com a escolha dos acompanhamentos após já ter elegido um ingrediente principal. Por exemplo, se o seu plano é preparar um peixe branco, optar por acompanhamentos de cores claras como batata podem deixar o prato um tanto pálido. Para este exemplo você poderia investir em um purê de beterraba ou então cenouras gratinadas!

Ponto focal

Assim como quando vamos tirar uma foto precisamos determinar o ponto onde estará o foco, ao empratarmos é assim também. Um erro é achar que o ponto focal deve estar necessariamente ao centro, ele pode variar, tudo depende da sua montagem.

Finalização impecável

Embora possa parecer óbvio, é fundamental que ao finalizar a montagem, você se atente a retirar possíveis migalhas ou pingos de molho que possam ter ficado espalhados pelo prato.

*imagens by internet, meramente ilustrativas.