Maison

5 dicas para escolher o piso da sua cozinha

5 dicas para escolher o piso da sua cozinha

Sabemos que a cozinha é um dos ambientes mais frequentados da casa, e por isso, o piso desse espaço precisa ter praticidade para a manutenção do dia a dia.

Por estar sempre em contato com gordura, cheiros diversos, água, fumaça e até restos de alimentos, a cozinha precisa ter um revestimento durável e fácil de limpar. E além disso, cada detalhe deve ser pensado considerando os tipos de materiais, cores e estilo desejado assim como as características necessárias para garantir um espaço prático e funcional. Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para quem deseja escolher um piso para a cozinha de maneira consciente e segura. Confira!

1 – Cuidado com pisos escorregadios
É muito importante escolher um piso que não seja tão escorregadio, já que a cozinha é um ambiente que sempre está em contato com água. O indicado é evitar pisos com acabamento polido, os antiderrapantes podem ser uma boa opção desde que não sejam porosos pois podem manchar com facilidade.

2 – Piso claro X Piso escuro
A associação de pisos claros em cozinhas se dá muitas vezes porque o piso branco passa uma ideia de limpeza, organização e equilíbrio. Mas, isso não significa que os pisos escuros sejam vetados desses espaços. A escolha depende do acabamento, detalhes definidos e da sensação que desejam passar com o ambiente. Os pisos escuros podem tornar a cozinha mais elegante e até moderna.

3 – Escolha pisos duráveis e fáceis de limpar
Como a cozinha é um ambiente que suja com facilidade, é preciso investir em um piso de uma marca confiável para que o mesmo seja resistente ao contato com água e gordura e também prático para a limpeza.

4 – Defina o estilo da decoração
A escolha do material e da cor do piso dependem do estilo de decoração definido para o ambiente. É importante saber que pisos de porcelanato passam mais elegância, pisos de madeira trazem um ar rústico e pisos de azulejo e pastilhas realçam aspectos vintage e retrô.

5 – Considere as necessidades de espaço
Antes de escolher um piso, é necessário pensar no espaço da cozinha como um todo. Pisos claros podem ampliar ambientes pequenos e os pisos escuros podem passam a impressão de um ambiente menor. Já pisos com estampas podem trazer vida a um ambiente simples ou até exagero para um espaço que já possui detalhes.

A partir disso, busque avaliar bem o espaço disponível para esse cômodo e em como pretende decora-lo. E lembre-se que se for apenas mudar o piso da cozinha, esse precisa estar em harmonia com todo o ambiente. Boa sorte na escolha!

Gostou das dicas? Continue acompanhando para mais novidades!