Maison

3 soluções de acessibilidade

3 soluções de acessibilidade

A população mais idosa enfrenta vários desafios de habitação, sobretudo porque a maioria dos projetos arquitetônicos residenciais não levam em conta suas necessidades especiais. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como adaptar seu projeto para esse perfil de público.

Rampas:

Degraus são um grande perigo para os idosos com dificuldades de andar ou baixa visão, por isso, uma boa alternativa é substituí-los por rampas com materiais antiderrapantes para evitar escorregões. Para escadas maiores, há no mercado um corrimão pensado justamente para atender as pessoas com dificuldades de locomoção. Para cadeirantes ou idosos com muita dificuldade em subir e descer degraus, é possível aplicar um elevador.

Banheiro:

Esse é um dos principais cômodos a se considerar quando for adaptar uma casa, uma vez que é no banheiro que muitos acidentes domésticos ocorrem, devido ao espaço reduzido ou materiais escorregadios. Além de piso antiderrapante, inclua em seu projeto também barras de apoio e demais opções de sustentação dentro do box.

Cozinha:

Outro ambiente que pode oferecer grandes riscos aos idosos é a cozinha. Portanto, inclua sensores de fumaça e opte por um fogão de indução ou que possua sistema que corte o gás caso a chama se apague. Outro ponto importante é a altura das bancadas e armários. A medida adequada vai depender de cada morador, mas o ideal é que o idoso(a) possa fazer suas atividades na cozinha sentado(a).

Fonte: Viva Decora