Maison

3 dicas para uma arquitetura sustentável

3 dicas para uma arquitetura sustentável

Ter responsabilidade pelo meio ambiente é uma pauta presente em praticamente todas as áreas de produção, e a arquitetura não foge da regra. Procurar formas de construções mais sustentáveis é a preocupação número 1 de arquitetos e designers de interiores que possuem consciência do seu trabalho e o impacto que este causa à natureza.

Com isso em mente, a revista Casa e Jardim entrevistou Silvio Luiz Gava, consultor de sustentabilidade para construções sobre as maiores tendências para uma vida sustentável e trouxemos aqui no portal um resumo para vocês conferirem:

1) Atenção às leis!
A lei chamada Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor desde 2010 é uma das principais a se atentar quando for construir algo, pois ela combate a questão do descarte inadequado de lixo, orientando a forma correta de reaproveitar os materiais descartados para que possam ser reciclados, e em casos de descarte completo, como descartar corretamente em lixões ou aterros.

2) Pense na natureza
De forma a pensar na preservação da natureza, é preciso se atentar em ideias para reduzir os impactos da utilização exacerbada dos recursos naturais como por exemplo: incluir uma cisterna para captar água da chuva, painéis solares para geração de energia limpa, criar uma estufa para produzir uma horta orgânica e etc.

3) É economicamente viável?
Ter responsabilidade ecológica é também pensar na parte econômica que envolve um projeto. Analise se as tecnologias aplicadas no projeto são viáveis, em quanto tempo elas “se pagarão” e depois disso é que se aplica a forma de transformar a moradia em algo sustentável.

A tecnologia está ai: aproveite!
Unir o útil ao agradável nunca fez tanto sentido como quando paramos para analisar a quantidade de opções tecnológicas que pode-se utilizar para construir algo de forma sustentável. Aqui no blog por exemplo, já falamos sobre telhas ecológicas, opção cada vez mais presente. Falamos também de uma empresa indiana que conseguiu desenvolver tijolos feitos quase inteiramente de plásticos reciclados e por aí vai, a lista é enorme!

Continue acompanhando nosso blog My New Kitchen e nas nossas redes sociais Instagram e Facebook para mais matérias que podem ajudar nos seus próximos projetos!