Maison

15 Incríveis maravilhas da arquitetura espalhadas ao redor do mundo!

Cada país possui suas tradições, características e estilo arquitetônico que enriquecem e incorporam o repertório intelectual de qualquer pessoa, em especial aos amantes da arte.

Além de vivenciar a história da arquitetura na prática, as viagens se tornam verdadeiras fontes de criatividade e proporcionam um fluxo de inspirações e referências infinitas.

Pensando nisso, o portal My New Kitchen, criou uma lista com 15 obras de arquitetura pelo mundo que todo arquiteto, designer ou apreciador de boa arte deveria conhecer um dia. Confira a seguir:

1 – Templo de Lótus, Nova Deli, Índia

Inspirado pela flor de lótus e composto por 27 pétalas, folheadas de mármore, em 09 lados, o Templo de Lótus Casa é uma casa de adoração situado em Nova Déli, na Índia. Inaugurado em 1986, o monumento já recebeu vários prêmios de arquitetura pela sua forma incomum.

Arquiteto responsável: Fariborz Sahba.

2 – Atomium, Bruxelas, Bélgica

Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. O monumento foi inaugurado em 1958 para a Expo 58, também conhecida por Feira Mundial de Bruxelas, a primeira grande Exposição Mundial depois da Segunda Guerra Mundial.

Arquiteto responsável: André Waterkeyn.

 

3 – Paul VI Audience Hall, Roma, Itália

O edifício Auditório Paulo VI também conhecido como o Salão das Pontifícias Audiências está localizado em Roma e foi projetado em concreto armado e telhado coberto com 2.400 painéis fotovoltaicos, que geram eletricidade para suprir todas as necessidades de aquecimento, resfriamento e iluminação do local. Foi inaugurado em 1971.

Arquiteto responsável: Pier Luigi Nervi.

4 – Edifício em formato de flor-de-lótus, Wujin, China

O edifício projetado, em 2003, está localizado sobre um lago artificial em Wujin, sendo uma das principais atrações turísticas da cidade. As paredes, inspiradas em pétalas, são feitas de metal, e podem ficar abertas ou fechadas.

Arquiteto responsável: Studio 505.

5 – Cidade das Artes e das Ciências, Valência, Espanha

O complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento que se assemelha a uma nave espacial, é uma espécie de mini cidade e foi inaugurado em 1998 na cidade de Valência, em Espanha.

Arquiteto responsável: Santiago Calatrava e Félix Candela.

6 – Emporia Shopping Center, Malmo, Suécia

Inaugurado em 2012, o Emporia Shopping Center abriga um shopping center com mais de 200 lojas na cidade de Malmõ na Suécia. O projeto é composto por 804 painéis de vidro individualmente fabricados com complexas curvas que desafiam os limites da arquitetura e da engenharia.

Arquiteto responsável: Escritório de arquitetura Wingårdhs.

7 –  Heydar Aliyev Center, Azerbaijão

Conhecido por sua arquitetura distinta e estilo curvilíneo que evita ângulos agudos, o complexo, inaugurado em 2012, abriga uma sala de conferências (auditório), uma galeria e um museu em Baku, capital do Azerbaijão. O monumento já ganhou um prêmio na categoria design arquitetônico.

Arquiteto responsável: Zaha Hadid.

8 – La Muralla Roja, Calpe, Espanha

Popularmente conhecida como a Muralha Vermelha, o edifício e complexo turístico, foi inaugurado em 1973 e está localizado na região de Calpe, Espanha. De formas construtivistas, com uma presença formal e volumétrica monolítica e imponente, o monumento foi inspirado em referências da arquitetura árabe mediterrânea das casas com a estética e necessidades modernas.

Arquiteto responsável: Ricardo Bofill Levi.

09 – Museu da Arte e Ciência, Singapura

O Museu de Arte e Ciência de Singapura possui seis mil metros quadrados e lembra uma flor de lótus. Inaugurado em 2011, o museu possui telhado que canaliza as águas pluviais para um bonito lago com plantas aquáticas ao redor.

Arquiteto responsável: Moshe Safdie.

10 – Rotterdam Market Hall, Holanda

Inaugurado em 2014, o Market Hall é um dos grandes símbolos de Rotterdam e funciona como o mercado municipal. Do tamanho de um campo de futebol, ele é todo coberto, projetado com linhas arqueadas e cheio de vidro, o que permite que muita iluminação natural seja utilizada. Nesse grande arco que cobre todo o Market Hall ainda foram construídos 228 apartamentos com vistas internas e externas.

Arquiteto responsável: MVRDV.

11 – Museu Guggenheim Bilbao, Espanha

Situado à beira do Rio Nervión, em Bilbao, Espanha, o Museu Guggenheim caracteriza-se pela fusão de complexas formas curvilíneas e uma materialidade cativante. Primeiramente foram feitos esboços e modelos do edifício. Depois, esses modelos foram escaneados e mapeados, e, com o auxílio do software, foram detalhados os cálculos da estrutura e os modelos virtuais em 3D das peças construtivas. Desse modo, foi possível erguer uma estrutura formada por curvas complexas e torcidas.

Arquiteto responsável: Frank Gehry.

12 – Kunsthaus Graz, Áustria

Fundado em 2003, o museu de arte moderna situado em Graz, na Áustria, é uma construção contemporânea em meio às tradicionais edificações europeias. Toda a fachada do prédio é envolta por painéis de vidro acrílico semitransparente.

Arquiteto responsável: Peter Cook.

13 – Aqua Tower, em Chicago, Illinois

Com 82 andares, atingindo uma altura de 876 pés, o Aqua Tower é um dos poucos edifícios altos para criar uma comunidade em sua fachada. Inaugurado em 2010, o edifício engloba: hotel, escritórios, apartamentos de aluguel, condomínios e estacionamentos. Sua fachada de arquitetura ondulada, possui características da topografia terrestre, a torre foi imaginada como uma paisagem vertical composta de colinas, vales e piscinas.

Arquiteto responsável: Jeanne Gang

14 – Capela de Campo Bruder Klaus, Alemanha

A Capela de Campo Bruder Klaus de Peter Zumthor, concluída em 2007, é conhecida pelos seus aspectos e métodos de sua construção: uma tenda feita de 112 troncos de árvores. Após a conclusão da armação, as camadas de concreto foram vertidas e aplicadas no topo da superfície existente, cada um em torno de e 50 centímetros de espessura. Quando o concreto de todas as 24 camadas sentou, o quadro de madeira foi incendiado, deixando para trás uma cavidade oca enegrecida e paredes carbonizadas. A superfície de cobertura original do interior é equilibrada por um chão de chumbo derretido congelado.

Arquiteto responsável: Peter Zumthor

15 – VIA 57 West, Manhattan

O edifício de apartamentos em formato de pirâmide possui 142 m de altura e 35 andares de altura e está localizada na West 57th Street, em Hell’s Kitchen , em Manhattan , Nova York. Sua forma incomum, que se encosta de quase o nível do solo até um ponto de 142 metros em seu canto nordeste, foi projetada para fornecer vistas do rio para o maior número possível de residentes. O revestimento de metal na frente é perfurado por aberturas que servem de varandas para as unidades. Inaugurado em 2016.

Arquiteto responsável: Empresa de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG)

 

O que achou dessas dicas de obras de arquitetura no mundo? Já conhecia todas? Fique sempre ligado(a) aqui no Portal My New Kitchen para estar por dentro das novidades e tendências que compartilhamos.